O que é VPN

Entenda o que é VPN e como ela pode te proteger.

Todos os dias, milhares de pessoas se conectam à internet, através de computadores e dispositivos móveis. Porém, nem todas as conexões são seguras – e pouca gente conhece e entende os riscos de uma rede desprotegida.

Nesse artigo vamos explicar o que é VPN, um serviço que pode trazer mais segurança para o seu dia a dia na web. Se você está interessado em obter mais privacidade online, esse material certamente vai te ajudar.

Muitos dos casos de vazamento de conversas, fotos e vídeos, roubo de informações, chantagem e diversos outros crimes cibernéticos podem ser evitados de forma simples.

O servidor VPN está ao acesso de todos, desde usuários com conhecimento básico até heavy users. Para proteger as suas comunicações e conexões digitais, é importante saber como funciona esse serviço.

Como funciona uma VPN

O funcionamento de um VPN, apesar de possuir uma série de detalhes, pode ser compreendido facilmente.

O servidor cria uma rede protegida de compartilhamento de dados entre computadores e dispositivos. Na prática, isso cria uma infraestrutura de navegação privada sobre a estrutura pública.

Proteja seu celular com a HideMyAss! Pro VPN. Você anônimo em todos os aplicativos com apenas um botão.

Dessa forma, terceiros sem permissão não são capazes de acessar as informações. Nada de espionagem! Com um servidor VPN ativado, todas as comunicações e acessos são privados.

A segurança é na verdade um dos principais benefícios desse serviço, pensado para proporcionar tranquilidade para quem usa a internet.

Onde o VPN pode ser utilizado

Boa parte dos acessos realizados à internet partem de dispositivos móveis. O VPN é um serviço que funciona em diversas interfaces. Por isso pode ser utilizado em computadores comuns, celulares (Android, IOS e outros sistemas), tablets, roteadores e diversos outros produtos.

A fim de garantir segurança na navegação online, é importante que o aplicativo VPS esteja em funcionamento em todos os dispositivos. Dessa forma, estando ativo, o sistema gera proteção instantânea: todos os acessos estarão protegidos.

É seguro navegar sem VPN

A resposta é não. Todos os dias corremos riscos ao acessar a internet de forma desprotegia. Deixamos nossas informações pessoais, bancárias e até mesmo informações de terceiros susceptíveis a ataques.

Você pode ter os seus dados de cartão de créditos roubados da noite para o dia. Suas contas em redes sociais podem ser acessadas através de senhas roubadas em um dos seus acessos em um café ou balada.

E como a internet se tornou parte do dia a dia, é difícil deixar de usar computadores, celulares e outros dispositivos móveis. Na verdade, estamos cada vez mais conectados. Por isso é importante buscar alternativas que garantam proteção online.

O que é possível fazer com o VPN

O servidor VPN oferece uma série de benefícios. Além da proteção dos dados, evitando o vazamento de informações como fotos, vídeos, dados bancários e endereço, a velocidade da internet é mantida a mesma.

Como consequência, os usuários podem usufruir de toda a comunidade da internet, sem correr riscos. Por isso esse serviço tem sido visto por muitos como uma medida preventiva, que visa brindar as pessoas no dia a dia.

Agora que você já sabe o que é VPN, vale a pena conhecer algumas das suas funcionalidades. Ou seja, o que você poderá fazer na prática.

Esconda a sua localização e endereço de IP

Um dos primeiros dados que compartilhamos quando usamos a internet é o IP. Mas o que é isso? Trata-se de uma identificação única de cada computador conectado à internet. Ele permite, por exemplo, que seu acesso seja rastreado.

Com o VPN ativo você é capaz de esconder tanto o IP quanto a sua localização no momento do acesso. Você pode escolher estar na Europa, por exemplo, quando na verdade está dentro de um café. Ninguém mais saberá disso.

Proteja sua comunicação com criptografia

Redes de internet residenciais não são seguras para comunicação. Agora imagine acessar a rede de um café, aeroporto ou shopping. Todas as suas mensagens e acessos estarão em risco.

Por isso é importante criptografar a sua comunicação. É uma forma de, através de protocolos, tornar a sua informação irreconhecível e protegida. Dessa forma você pode fazer qualquer coisa, sem que terceiros interceptem as informações.

Proteção sem redução de velocidade

Muitas pessoas imaginam que um servidor VPN pode reduzir a conexão de internet. Esse é um grande mito. Você pode proteger a sua vida online sem deixar de assistir a vídeos em alta resolução (HD ou superior) e fazer streaming.

Acesse sites bloqueados

Em empresas, escolas e redes compartilhadas, é normal que existam alguns bloqueios. Sites de redes sociais como o Facebook, plataformas de vídeo como YouTube e outros podem estar indisponíveis em determinadas redes.

Além disso, alguns países realizam o bloqueio global de alguns conteúdos, para todas as pessoas. Na China, por exemplo, até sites como Wikipédia são frequentemente bloqueados pelo governo.

Com o auxílio do VPN é possível desbloquear o acesso em instantes. Como resultado, o usuário consegue ter uma experiência de navegação melhor, em qualquer lugar e a partir de diversos dispositivos.

Se o seu objetivo é ter uma experiência de uso seguro na internet, sem comprometer a integridade dos seus dados e da sua vida pessoal, o VPN é a solução.

Conceito de VPN

Apesar de oferecer diversos benefícios, a internet abriga uma série de riscos. A cada acesso, repassamos informações importantes para terceiros: dados bancários, senhas, e-mail, número de telefone, localização, endereço de IP e páginas visitadas.

Mesmo quem não posta nada em sites, blogs ou redes sociais está, indiretamente, compartilhando dados. Deixamos uma “marca” online a cada acesso que realizamos, que podem ser facilmente acessadas por programas maliciosos ou terceiros.

O VPN (Rede Privada Virtual) é um serviço que oferece segurança e confiabilidade para pessoas que acessam a internet. Seja para mandar mensagens, assistir a um vídeo ou realizar uma operação financeira, é fundamental tomar algumas precauções.

Uma delas é proteger o caminho percorrido pelos dados a cada acesso online. Diariamente, no entanto, não conseguimos esconder nossos dados. Eles ficam disponíveis sem nenhuma proteção.

Em outras palavras, o VPN é um túnel que garante a integridade de informações entre dois ou mais dispositivos. O usuário de um servidor de Rede Privada Virtual é capaz de navegar na internet sem medo de ser espionado.

Além disso, o sistema impede o roubo de dados e acessos ilegais a informações sensíveis. Tudo isso graças a um poderoso sistema de criptografia, projetado para proteger os seus acessos de interceptações indevidas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.